Pantelmin 100mg está indicado no tratamento de infestações simples ou mistas causadas por: Enterobius vermicularis (enterobíase ou oxiuríase); Trichuris trichiura (tricocefalíase); Ascaris lumbricoides (ascaridíase); Ancylostoma duodenale, Necator americanus (ancilostomíase); Strongyloides stercoralis (estrongiloidíase).
O mebendazol atua localmente no lúmen intestinal interferindo com a formação de tubulina na célula do parasita. O mebendazol liga-se especificamente à tubulina e causa alterações degenerativas ulta estruturais no intestino. Como resultado, a absorção de glucose, bem como as funções digestivas normais do parasita são interrompidas levando a um processo de autólise.
Modo de utilização:
Enterobíase: 1 comprimido numa dose única, para crianças e adultos. Uma vez que a reinfestação é frequente, recomenda-se repetir o tratamento após 2 a 4 semanas.
Ascaridíase, ancilostomíase, tricocefalíase e infestações mistas: 1 comprimido de manhã e à noite durante 3 dias, tanto para crianças como para adultos.
Estrongiloidíase Em Adultos: Embora se tenham obtido resultados favoráveis com a posologia anterior, sugere-se uma dose de 2 comprimidos de manhã e à noite, durante 3 dias, para aumentar a percentagem de cura. Mesmo com doses elevadas os efeitos secundários são raros. Crianças: 1 comprimido de manhã e à noite durante 3 dias.
Em Crianças e adolescentes (≥2 a 16 anos): Os dados de eficácia e segurança em crianças e adolescentes com idade igual ou superior a 2 anos até aos 16 anos são limitados. O mebendazol deve ser utilizado apenas se não houver alternativa terapêutica. O tratamento não requer dieta nem a utilização de laxantes.
De acordo com a legislação em vigor, os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) em Portugal só podem ser entregue nos concelhos do Porto e seus limítrofes. Não sendo aplicado a envios para outros estados membros da União Europeia.