O Fenistil gotas orais pertence a um grupo de medicamentos designados por anti-histamínicos, que são utilizados no alívio de sintomas alérgicos. Fenistil gotas orais tem um sabor agradável e está indicado nas seguintes situações:
- Tratamento sintomático de reações alérgicas cutâneas: urticária e prurido associado a eczemas e dermatites, se o seu médico lhe diagnosticou estas condições anteriormente.
- Tratamento sintomático do prurido de várias etiologias: prurido endógeno, doenças eruptivas, como a varicela, com diagnóstico médico prévio.
- Picadas de insetos.
- Tratamento sintomático da rinite alérgica perene ou sazonal, se o seu médico lhe diagnosticou esta condição anteriormente.
Modo de utilização:
Em caso de agravamento ou persistência dos sintomas após 3 dias, consulte o seu médico.
- Adultos e crianças com mais de 12 anos de idade: A dose usual é de 3 a 6 mg, o que corresponde a 20-40 gotas de Fenistil gotas orais, 3 vezes por dia. Em doentes com tendência para a sonolência, deve prescrever-se 40 gotas de Fenistil ao deitar e 20 gotas ao pequeno-almoço.
Crianças: A dose diária habitual é de cerca de 0,1mg/kg de peso. Assim, a posologia usual é a seguinte:
- Crianças de 1 mês a um ano de idade: 3 a 10 gotas, três vezes por dia.
- Crianças de 1 a 3 anos de idade: 10 a 15 gotas, três vezes por dia.
- Crianças de 3 a 12 anos de idade: 15 a 20 gotas, três vezes por dia.
Nota: O Fenistil gotas orais não deve ser sujeito a altas temperaturas; só devem juntar-se as gotas ao biberão imediatamente antes de o dar à criança, ou seja, quando já estiver morno. Se a criança é alimentada à colher, dar as gotas numa colher das de chá sem diluir.
De acordo com a legislação em vigor, os Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) em Portugal só podem ser entregue nos concelhos do Porto e seus limítrofes. Não sendo aplicado a envios para outros estados membros da União Europeia.